Aqui vamos nós, PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Aqui vamos nós, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, que em alguma parte da nossa vida não escolhemos ir para o exército, mas que neste momento estamos a ser uns grandes soldados, não é que já não o tenhamos sido antes, mas vamos lá ver uma coisa, todo o mundo está “assolado” com a pandemia que se vive, é verdade! E antes da Pandemia, onde estavam os aplausos ás 20:00/21:00/22:00 horas aos profissionais de saúde ? Estariam dentro de um parlamento a honrar uns presidentes, uns ministros, ou o que seja esses nomes todos “chiquérrimos”, ou não, secalhar estariam dentro de um estádio de futebol a aplaudir futebolistas que ganham milhões, não é que eu não goste de futebol, mas porra, eles merecem assim tantos aplausos? E nós Profissionais de saúde? Merecemos um salário mínimo, e umas respostas mal dadas, processos de negligência e tantas outras coisas que nos fazem pensar, “Será que é isto que queremos para a nossa vida”. Mas bem, depois pensamos, o que seria, um futebolista, ou um ministro a ganhar milhões sem um Profissional de Saúde ? O que seriam? Talvez nem chegassem a ser futebolista nem a ministros. Mas pensando bem, o que seríamos todos nós sem os agricultores, os padeiros, os comerciantes e todos esses que nos fazem chegar os bens essenciais, o que seríamos sem eles?! Secalhar também não seríamos nada. Será que a hierarquia não estará invertida ?! será que quem deveria ganhar esses milhões não seriam os agricultores entre outros, até porque chegam á reforma e o estado, que passou a vida a ganhar milhões, ainda decide “Passaram a vida na agricultura que se sustentem, uns 200€ devem chegar”. O Sr, Ministro é que ganhou milhões uma vida inteira secalhar na reforma uns 200€ chegariam, não acham?!
Não me quis dispersar, mas voltando ao assunto que me fez escrever isto e partilhá-lo com vocês, acham que os Profissionais de saúde só correm riscos com a Covid-19 e antes da pandemia não corríamos riscos? Estão enganados, é claro que corríamos riscos, uma infeção, uma virose, algo que possa afetar a nossa saúde ou integridade e quem se preocupa?! “Que se protejam e que usem os materiais de proteção “ e quê? Vocês acham que não usamos, acham que não acatamos essas regras?! nós tentamos cumprir ao máximo todas essas regras para que nada corra mal, até porque temos uma família, temos pessoas que amamos e que queremos continuar a vê-los e a estar com eles. Mas é impossível controlar tudo, IMPOSSÍVEL. Podemos saber toda a teoria, tal como um futebolista sabe dominar uma bola também falha, e nós porque não podemos falhar?! Eu sei, são vidas que estão em risco, nas nossas mãos, é claro que não podemos falhar. E se falham com a nossa vida ?! Colocamos todos os dias as nossas vidas em risco expostas a inúmeras situações de risco, e pensando bem não é só a nós, aos nossos filhos, nossos pais, nossos amigos, mas ninguém se preocupa porque somos profissionais de saúde e temos que saber como agir sempre, coisa que é impossível.
Até podem dizer que trabalho á pouco tempo e que só tenho 18 anos, nestes 18 anos sabem quantas vezes já meti a minha vida e dos meus em risco? Todos os dias! Todos os dias, é inacreditável não é?
Sabem quantas vezes já pedi á minha mãe, ao meu pai “Façam análises, quero me certificar que está tudo bem com vocês que isto ou aquilo não vos atingiu” pois várias digamos, até porque sem eles eu não estaria aqui não é verdade?! Desde que a pandemia começou quando comecei a estar mais exposta ao risco, porque sou profissional de saúde, sabem o que meu pai já me disse várias vezes “Ana, tem cuidado, faz os possíveis e os impossíveis para saíres bem desta história, já passaste por tanto, não deixes que isto te atinja”, sabem o que respondo sempre, ele até já deve estar farto da minha resposta, “Não te preocupes Pai, eu escolhi esta profissão, só espero estar á altura dela como tenho estado até aqui, se eu escolhi ser isto é isto que eu vou honrar todos os dias quando entro na instituição e visto a minha farda branca que até é muito gira, por sinal.” E se um dia eu não estiver á altura de ser uma boa profissional? Deixá-lo sei que fiz o meu melhor, que dei tudo o que tinha e também sei que em algum momento alguém irá ter orgulho em mim.
Tudo isto, sabem para quê, para vos apelar e vos fazer refletir, em relação a tudo isto que estamos a passar, por isso por favor fiquem em casa, nós somos o melhor exército que esta nação podia ter apesar de vestidos de forma diferente secalhar até estaríamos mais bem preparados para levar um tiro. Por favor fiquem em casa por todos nós, porque nós estamos aqui a lutar e a trabalhar por vocês. Por favor fiquem em casa porque eu quero voltar a ver e a abraçar os meus pais e os que mais amo e creio que vocês também.
E assim me despeço #StayHome
Se chegaste até aqui e estás a ler isto por favor partilhem e façam com que isto chegue ao máximo de pessoas, eu sei, sou apenas uma miúda de 18 anos a escrever umas letras, eu sei, mas partilhem! E fiquem em casa.
Comentários
Enviar um comentário